sexta-feira, 1 de junho de 2012

Particularidades das ciências humanas

No dia 22 de maio de 2012 aprendi um pouco sobre as ciências humanas  e qual sua importância.

   As ciências humanas tem por objetivo estudar o homem, suas especificidades,costumes,cultura, entres outros elementos.Além disso ela também estuda a história, a geografia, a economia,a psicologia, a cultura, a linguagem...enfim, as ciências humanas tem um conteúdo bastante amplo e que estuda as mais diversas áreas do conhecimento.

   Durante a aula começamos a discutir quais as semelhanças e diferenças encontradas entre nós e outros seres.A principio fomos comparados com as formigas devido elas viverem em sociedade como nós. Mas diferente de nós,as formigas são bem organizadas e não vivem em um mundo que é dividido em classes.Nós,então, somos diferenciados dos outros seres humanos devido a cada um viver em um determinado local, com sua própria cultura,costumes,religião e política.Também nos diferenciamos uns dos outros devido a cada um ter um pensamento individual, uns possuem uma capacidade de criar coisas muito bem, outros já são bons em liderança, além de cada um possuir um comportamento diferenciado.

   As diferenças culturais dificultam a vida cultural, pois ela alimenta a cultura e faz com que os pesquisadores investiguem a vida de cada povo.Através da cultura podemos ver as diversidades de povos existentes no mundo e conhecer um pouco sobre seus costumes.A cultura também implica no comportamento humano.Por exemplo, Eric comentou na sala sobre uma ilha, a Ilha Lao.Nesta ilha a população é dividida em três partes: na primeira parte vivem apenas os homens,na terceira parte vivem apenas as mulheres, e n segunda parte que é a parte do meio é o momento em que eles se encontram. Mas porque nesta sociedade a população é separada em homens e mulheres?O que isso pode provocar na visão geral da humanidade? Será que isso é ma boa solução para poder diminuir os problemas da humanidade ou não? Sinceramente essas são perguntas que não sei responder.Mas acho que cada povo vive bem do jeito que acha que é melhor para a vida social,apesar de que algumas pessoas ,algumas vezes, não possuem uma escolha para onde vão ou onde vão morar.

"Não basta ensinar ao homem uma especialidade. Porque se tornará assim uma máquina utilizável, mas não uma personalidade. É necessário que se adquira um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto. A não ser assim, ele se assemelhará, com seus conhecimentos profissionais, mais a um cão ensinado do que uma criatura harmoniosamente desenvolvida. Deve aprender a compreender as motivações dos homens, suas quimeras e suas angústias para determinar com exatidão seu lugar exato em relação a seus próximos e à comunidade. Os excessos do sistema de competição e de especialização prematura, sob o falacioso pretexto da eficácia, assassinam o espírito, impossibilitam qualquer vida cultural e chegam a suprimir os progressos nas ciências do futuro. É preciso, enfim, tendo em vista a realização de uma educação perfeita, desenvolver o espírito crítico na inteligência do jovem." ( Einstein)

Nenhum comentário:

Postar um comentário