sexta-feira, 1 de junho de 2012

Texto Científico




   No dia 29 de maio de 2012 nos reunimos mais uma vez em grupo para discutir sobre um novo texto, o científico. Desta vez no meu grupo estavam eu , Luana, José Alfredo e Maurício.


   "Apesar de todas as regras a serem seguidas na elaboração de um texto científico parecerem uma série de manias e idiossincrasias para os não-iniciados, elas têm como objetivo padronizar os textos produzidos pelos cientistas de modo a tornar a transmissão de informações mais rápida e precisa possível. 

   Antes de tudo devemos lembrar-nos que o texto científico funciona como um outro texto qualquer: é necessário que ele tenha começo, meio e fim, seja agradável de ler, gramaticalmente correto, compreensível, coerente e mantenha conexões lógicas entre as idéias nele contidas. 

   Uma característica comum a praticamente todos os textos científicos é a organização nas seguintes partes: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões. "(http://ecologia.ib.usp.br/ffa/arquivos/abril/instrucoes.pdf)

   Analizamos o livro "Educação e contemporaneidade",especificamente um texto chamado " Representações sociais de estudantes de licenciatura sobre o ensino universitário", de Marinalva Lopes ribeiro e Anna Virginia Araujo.

  Ao ler o texto científico encontramos várias diferenças comparadas com outros textos.Diferente de outros textos,este possuía uma estrutura mais elaborada,iniciando com um resumo do assunto que foi abordado,uma introdução, o desenvolvimento e as considerações finais( conclusão).

  O texto científico também é informativo,pois ele nos informa sobre o conteúdo.No texto, vimos estatísticas,dados e pesquisas que tem como objetivo incentivar o leitora procurar a realidade do conteúdo.

Em relação a organização,este texto estava escrito com uma linguagem culta;exibido em colunas;palavras importantes em destaque;o texto é escrito na Língua Portuguesa e possui tradução para a Língua Espanhola ou Inglesa;não possui imagens como nos outros textos e por fim é dividido em tópicos.

Algo que nos deixou surpresas foi que no fim do resumo havia em negrito as palavras-chave opara facilitar o entendimento do assunto. Além disso no fim do texto havia as referências bibliográficas, a biografia das autoras e a data em que o texto foi recebido e aprovado pela revista responsável pela publicação do texto e a  data em que o texto foi aprovado pelos pareceristas, que são os coordenadores do Conselho Editorial Nacional e Internacional.


" Quem não conhece a matemática morre sem conhecer a verdade científica." (Schelbach)




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