quinta-feira, 17 de maio de 2012

4ª aula: Filosofia, Ciência e Matemática



Um breve comentário sobre a diferença da antropologia, do arqueólogo e do paleontólogo foi discutida em sala. A antropologia é uma ciência que estuda o homem, a diversidades e a unidade humana em quaisquer dimensões. O arqueólogo estuda as culturas e os modos de vida do passado. O paleontólogo estuda o passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico.

A filosofia é uma ciência? Para alguns ela é a base da existência da ciência e para outras ela é apenas uma reflexão. Ao certo não sei dizer se acho que a filosofia é ciência ou não. Mas acredito que graças a filosofia a ciência encontra meios para investigar e pesquisar novas teorias.Apesar de que a ciência sempre está evoluindo e sempre descobrindo coisas novas.

Jean Piaget é considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, por defender uma abordagem interdisciplinar sobre a epistemologia, que acabou se tornando uma teoria chamada Epistemologia Genética, que estuda a gênese psicológica do pensamento humano.

Sócrates, Platão e Demócrito defendiam que somente a matemática traz clareza ao pensamento.René Descartes, já afirmava que: Matemática é uma ferramenta para se fazer ciência, mas não é uma ciência.Mas então, a matemática é uma ciência? Ela possui objetos reais? Para Descartes e outros estudiosos não, pois palavras e números não existem na natureza, portanto não são ciência. Mas a matemática já se mostrou e é contudo ótima ferramenta para o estudo e formulação de teorias científicas.A Matemática e a lógica não são ciências, contudo, dada as suas aplicações dentro da ciência, são indispensáveis para se fazer ciência.

A astronomia, considerada a mais antiga ciência de observação, a matemática, que abriu novos horizontes à abstração a partir da geometria e da aritmética. A Matemática pura é dependente de deduções a partir de verdades demonstradas, ou estudos sem preocupação com aplicações práticas.Quando se diz a esse respeito a matemática não possui objetos reais, pois não tem como comprovar que o PI ,por exemplo, existe.Mas quando se utiliza a Matemática aplicada, ai sim ela possui objetos reais, como se vê por exemplo, na engenharia.Os objetos da Matemática são o resultado de um trabalho que não é tão fácil de encontrar como os objetos da Química.

"A Ciência, pelo caminho da exatidão, só tem dois olhos: a Matemática e a lógica".(De Morgam).

"O céu deve ser necessariamente esférico, pois a esfera, sendo gerada pela rotação do círculo, é de todos os corpos, o mais perfeito".(Aristóteles).

"O livro da natureza foi escrito exclusivamente com figuras e símbolos matemáticos."(Galileu)







Nenhum comentário:

Postar um comentário