domingo, 26 de agosto de 2012

Pesquisa em Educação Matemática

Uma pesquisa realizada pelo Pisa 2009 acusou o Brasil com uma péssima aprovação em Matemática.O Brasil alcançou a 57º colocação e essa pesquisa afirmou que as meninas brasileiras tinham um pior desempenho em Matemática e Ciências do que os meninos.

Eu particularmente não concordo com isso, pois existem muitas mulheres que estão no ramo das exatas e que possuem grande referência no mercado de trabalho. O que pode justificar é que há alguns anos atras,  a mulher não tinha direitos na sociedade, era criada para ser dona de casa e não tinha direito de estudar. Há pouco tempo a mulher começou a se dedicar pelos estudos e hoje já existem mulheres em destaque em vários ramos da sociedade. Por essa mudança ter ocorrido a pouco tempo, pode ser que as meninas herdaram características genéticas de suas mães, que podem ter sofrido  há alguns anos atrás por não terem tido a oportunidade de estudar. 

Alguns sites que li, dizia que as meninas por serem mais organizadas e dedicadas, preferem as áreas da Língua Portuguesa, Literatura, Artes, entre outras. Já os meninos são desorganizados e não se importam muito com as coisas por isso preferem Matemática e Ciências. Outros sites diziam que é meninos e meninas possuem habilidades diferentes, porém ambos se destacam em Matemática.

Na verdade, acho errada dizer que meninas tem dificuldades de aprendizagem em Matemática, porque todos nós possuímos dificuldades em vários aspectos, e o pior de tudo, é que não são só as meninas que tem dificuldade, mas os meninos também. Só que a pessoas não se importam com isso, e deixam as meninas  levarem a "fama" de que não tem habilidade com os assuntos.

Essa dificuldade de aprendizado em matemática é chamada de Discalculia."A discalculia é uma má formação neurológica que provoca transtornos na aprendizagem de tudo o que se relaciona a números, como fazer operações matemáticas, fazer classificações, dificuldade em entender os conceitos matemáticos, a aplicação da matemática no cotidiano e na sequenciação numérica. Acredita-se que a causa dessa má formação pode ser genética, neurobiológica ou epidemiológica. " 
<http://www.mundoeducacao.com.br/doencas/discalculia.htm>. Essa  justificativa da discalculia explica o que eu havia dito no segundo parágrafo : "...pode ser que as meninas herdaram características genéticas de suas mães, que podem ter sofrido  há alguns anos atras por não terem tido a oportunidade de estudar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário